top of page

O SELCC – Simpósio Internacional de Estudos de Línguas e Culturas em Contatos –  é um evento promovido pelo Núcleo de Estudos de Línguas e Culturas em Contato (NELCC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da UFRJ e coordenado pelo Prof. Dr. Pierre Guisan.


Os SELCCs visam fundamentalmente demonstrar o quanto é importante, particularmente nas ciências ditas humanas, mas também nas ciências ditas “duras”, manter uma interdisciplinaridade indispensável para a credibilidade e a eficiência de toda pesquisa. 


O 1º Simpósio SELCC, organizado em 2017, concentrou-se numa temática que já visava a derrubada da compartimentalização que assola de maneira geral as ciências humanas, e das pesquisas relacionadas às línguas e aos seus produtos literários em particular. Se, numa determinada etapa, a especialização se tornou necessária para evitar o amadorismo e assegurar a seriedade e a legitimidade da pesquisa, de um outro lado, ao criar separações mais ou menos estanques entre as disciplinas e os seus objetos de estudos, contribuiu para uma esterilidade crescente dos resultados produzidos, uma ausência de curiosidade pelas áreas que poderiam precisamente auxiliar na criatividade e no progresso dos estudos empreendidos.


O simpósio de 2017 tentou principalmente construir um diálogo entre áreas acadêmicas que, por incrível que pareça, pouco debatem, por força da organização – da repartição orgânica dos cursos  – que preside nas faculdades de letras em geral, com divisórias tais como línguas e áreas linguísticas, ou linhas de separação entre estudos linguísticos e literários. Por sinal, isto é um vício que consta dos organogramas da própria CAPES...


Agora a nossa proposta, para a realização deste 2º Simpósio em outubro de 2019, é a de reforçar os debates e os vínculos adquiridos há dois anos, destacando as múltiplas funções das línguas e dos seus produtos, seja eles literários ou outros: reunir, ou construir uma identidade particular? Em que medida tais projetos se completam, ou são antagonistas?

bottom of page